O que é Psicologia do Trabalho e quais seus objetivos?

A Psicologia é uma ciência relativamente recente que abarca uma gama de abordagens e segmentos, além disso, a psicologia se propõe a não somente estudar como intervir nas questões humanas, realizando avaliação, diagnósticos, terapias, orientações, acompanhamentos, etc. Um destes segmentos da psicologia é a psicologia do trabalho, como o nome sugere, se trata da área desta ciência que se volta para o contexto organizacional, envolvendo diversos aspectos. Continue a leitura para conhecer mais sobre o assunto.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Psicologia é uma ciência relativamente recente que abarca uma gama de abordagens e segmentos, além disso, a psicologia se propõe a não somente estudar como intervir nas questões humanas, realizando avaliação, diagnósticos, terapias, orientações, acompanhamentos, etc.

Um destes segmentos da psicologia é a psicologia do trabalho, como o nome sugere, se trata da área desta ciência que se volta para o contexto organizacional, envolvendo diversos aspectos. Continue a leitura para conhecer mais sobre o assunto.

O trabalho é importante para a psicologia, pois este é um elemento essencial da vida do ser humano, trabalhar faz parte da humanidade há milhares de anos e sua função é muito maior do que proporcionar renda financeira, o trabalho tem como função dar significado à experiência humana, no sentido de conhecimento de si mesmo e social.

Além disso, a psicologia se vê necessária no contexto do trabalho também devido às ocorrências e circunstâncias que se relacionam com o trabalho e que afetam ao homem.

Dessa forma, entende-se como psicologia do trabalho a área da psicologia que direciona seu saber no âmbito do trabalho e todas as relações e manifestações que estão envolvidas com o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia mais

História do Trabalho
Renato Santos

6 Justificativas para o nascimento da Segurança do Trabalho

Desde 1760 a Inglaterra vinha passando por transformações sociais e econômicas que incluíam dentre outros, a alteração dos métodos de produção artesanais para o uso de máquinas, o desenvolvimento de novas formas de produzir o ferro, o domínio e uso da energia a vapor como acionadores de máquinas e a substituição da madeira e outros biocombustíveis pelo carvão. Essa fase é conhecida como Revolução Industrial.

Fator Humano
Renato Santos

Formação Profissional e Segurança do Trabalho

É comum em saúde e segurança no trabalho (SST) encontrarmos imagens de trabalhadores em situações totalmente absurdas. São eletricistas trabalhando dentro de piscina, ou alguma atividade em altura com escadas improvisadas, usando madeiras e a caçamba do carro para atingir o local onde vai trabalhar ou até mesmo escadas sobre escadas.